Tipos de vassoura: como escolher o modelo certo para sua limpeza

Utilidade | 25-05-2023 | 4 minutos de leitura

Conhecer os diferentes tipos de vassoura faz a diferença na limpeza da sua casa. Afinal, com isso, é possível escolher o modelo certo para cada ocasião e evitar estresse com a falta de eficiência do produto.

O que muitas pessoas erram na hora de varrer a casa é na escolha da vassoura. Algumas cerdas são mais interessantes para um chão liso, enquanto outras conseguem limpar melhor espaços mais sujos e sem piso.

Sendo assim, o que fazer para escolher o melhor tipo de vassoura e não ter mais problemas na hora de varrer a casa? Neste artigo, confira ótimas dicas!

Quais os principais tipos de vassoura?

Desde já, saiba que a principal diferença entre os principais tipos de vassoura está na organização das cerdas. Entenda melhor como isso acontece e a finalidade de cada modelo!

Cerdas finas

As vassouras de cerdas finas são aquelas que você vai gostar de escolher para limpar um ambiente de chão liso. O formato das cerdas ajuda a juntar sujeiras menores, sem que fiquem para trás.

Por isso, esse é o tipo de vassoura mais indicado para quem tem piso de cerâmica, madeira e porcelanato em casa. Além disso, por serem finas e macias, as cerdas têm menos chances de arranhar o chão, o que é ótimo para quem usa cera no dia a dia.

Cerdas duras

No entanto, existem alguns espaços que as cerdas finas vão apenas espalhar a sujeira, em vez de ajudar a limpar. Nesse caso, o melhor a se fazer é usar as vassouras de cerdas duras.

A piaçava sintética é um exemplo de cerda ideal para varrer a área externa da casa, como chão de pedra ou de cimento. Por ter um aspecto mais duro, consegue deslizar melhor por materiais ásperos e levar consigo a sujeira.

Cerdas mistas

Saiba que existe também uma opção para ambientes que não têm o chão tão áspero, mas precisam de uma limpeza reforçada. Esse é o caso das cerdas mistas, que unem diferentes materiais.

Enquanto as cerdas das extremidades têm características macias, as do meio são duras. Com isso, conseguem carregar tanto as poeiras finas quanto as sujeiras mais grossas. Por esse motivo, são ótimas para limpar cômodos que tendem a se sujar com mais facilidade, como a área de serviço, o hall de entrada ou a cozinha.

Como escolher a melhor vassoura?

Depois de descobrir que existem diferentes tipos de vassoura, é comum sentir confusão na hora de escolher a melhor opção para limpar a casa. Para ir às compras sem nenhuma dúvida, fique por dentro de ótimas dicas para encontrar o modelo ideal!

Pense no ambiente

O primeiro passo é pensar no local que você deseja limpar. Afinal, como visto, pisos lisos precisam de cerdas macias. Caso contrário, podem ter a superfície arranhada, além de que a limpeza é prejudicada.

Por isso, escolha a vassoura de acordo com o ambiente que você vai limpar. Se tiver esses dois tipos de chão em casa, vale a pena ter mais de um modelo para caprichar na limpeza do dia a dia.

Veja as suas necessidades

O ambiente influencia na escolha, mas as suas necessidades também. Por exemplo, uma vassoura de cerdas finas em um chão áspero não vai ser nem um pouco bem-sucedida no trabalho. Com ela, vai ser necessário fazer um maior esforço para levar a sujeira e o material vai se desgastar rapidamente.

Se o objetivo é prolongar a vida útil do produto e fazer a limpeza sem muito esforço, nada melhor do que escolher as cerdas mais apropriadas para o ambiente que você deseja limpar.

Conte com materiais de qualidade

Tenha em mente que o material também importa. Por isso, é fundamental priorizar a qualidade e contar com marcas confiáveis para cuidar da sua casa da melhor maneira.

Nós, da Santa Maria, estamos no mercado há mais de 60 anos, fazendo parte da casa de diversos brasileiros. Tudo isso graças ao comprometimento com a qualidade e o bom desempenho de seus materiais, desde vassouras até produtos de limpeza.

Agora que você já sabe quais são os diferentes tipos de vassoura e para quais ambientes são recomendados, fica muito mais fácil escolher o modelo certo para sua limpeza, não é mesmo? Para isso, conte com marcas que se preocupam com o seu bem-estar e fazem ótimas parceiras no cuidado com a casa.

Gostou das dicas? Então, confira os nossos produtos e encontre qualidade e praticidade para limpar a sua casa!

Compartilhe nosso conteúdo