Rotinas de limpeza: como manter a casa sempre organizada

Utilidade | 14-07-2023 | 8 minutos de leitura

Ter rotinas de limpeza é um dos desafios da maioria das pessoas na vida adulta. Afinal, por mais organizada que a casa seja, parece que nunca é o suficiente para mantê-la limpa e impecável diariamente, não é mesmo?

Saiba que existem alguns truques que podem ajudar a garantir tanto a limpeza quanto a organização da sua casa, sem fazer com que você passe o dia inteiro cuidando de tarefas domésticas.

Dessa forma, é possível manter todos os cômodos confortáveis, seguros e limpos, sem muito esforço.

Quer saber como atingir esse objetivo? Acompanhe este conteúdo e confira ótimas dicas para criar uma rotina saudável de limpeza de casa!

Qual a importância de estabelecer rotinas de limpeza?

Criar uma rotina, do que quer que seja, é um hábito muito saudável para atividades que precisam ser repetidas. Afinal, depender apenas da sua motivação para colocar as coisas em ordem pode fazer com que várias tarefas se acumulem.

Por isso, administrar os processos de limpeza da sua casa pode transformar a organização diária e, principalmente, a sua relação com o lar.

Isso porque é possível deixar os móveis e elementos dos cômodos em uma disposição que traga mais conforto. Além disso, a sensação de um ambiente limpo é estimulante e aconchegante.

Com uma rotina estabelecida, você também pode melhorar a gestão do seu tempo e, com isso, administrar as diversas demandas da sua vida.

Na prática, as atividades de limpeza de casa não interferem no seu trabalho, nos estudos, nos relacionamentos ou em qualquer outro compromisso que você tenha no dia a dia.

Vale destacar também que uma casa organizada facilita encontrar tudo o que você precisa em menos tempo. Assim, os itens que você usa diariamente estão sempre disponíveis e com fácil acesso.

Quais os benefícios de manter uma casa limpa e arrumada?

Falta de tempo, de materiais de limpeza ou de vontade não precisam ser uma desculpa para fazer uma boa faxina e manter a organização da sua casa.

Dessa forma, para motivar você a dar início a uma rotina de limpeza, destacamos alguns benefícios dessa prática. Confira!

Ambiente mais saudável

A limpeza da casa é fundamental para a higiene do ambiente. Consequentemente, o espaço se torna mais saudável para a convivência e com menos chances de acúmulo de sujeiras, microrganismos e pragas.

Com um ambiente limpo, você também se protege de infecções, contaminações e alergias. Assim, é possível observar como a limpeza é uma grande aliada da sua saúde e do seu bem-estar.

Redução do estresse

Perder um objeto que você precisava, pisar em alguma sujeira, querer usar uma peça de roupa e ver que se esqueceu de colocá-la para lavar: tudo isso é detalhe do dia a dia que pode ajudar no acúmulo de estresse.

Além disso, entrar em um ambiente desorganizado pode causar agitação e desconforto na maioria das pessoas.

Dessa forma, quando esse lugar é a sua própria casa, as cobranças pessoais para realizar as atividades domésticas contribuem para uma mente estressada.

A verdade é que estar em um espaço que não é minimamente organizado e limpo da maneira que você deseja pode ser mais uma fonte de angústia.

Com tantos fatores que podem ser estressantes na rotina acadêmica ou profissional, garantir que a casa não seja um deles auxilia na manutenção do bem-estar.

Por esse motivo, as rotinas de limpeza podem ser benéficas até mesmo para a sua saúde mental e a melhora do seu humor, transformando até mesmo a sua disposição.

Aumento da produtividade

A produtividade tende a aumentar sempre que o ambiente se torna favorável à concentração. Isso acontece porque dificulta manter o foco em uma coisa só quando existem muitos estímulos chamando a sua atenção ao redor, como é o caso de um ambiente desorganizado.

Por outro lado, a vontade de cumprir com suas atividades aumenta em locais limpos e com todas as coisas em seu devido lugar.

Afinal, não há tantas informações no ambiente competindo pela sua atenção. Além disso, melhora ainda mais quando os materiais necessários para as tarefas estão em ordem.

Quem atua no modelo home office pode se beneficiar muito após criar uma rotina de limpeza. Afinal, a casa é o próprio ambiente de trabalho. Assim, com tudo organizado, a sua mente também tende a trabalhar melhor.

Como construir um planejamento para rotinas de limpeza?

Para manter as rotinas de limpeza, o próximo passo é pensar em como tornar essa ideia uma realidade.

Desde já, entenda que tudo dependerá do seu tempo livre para se dedicar às atividades domésticas. Se você tem um dia a dia mais agitado, tenha em mente que criar pequenos hábitos para evitar a desorganização é essencial.

Além disso, se divide casa com outras pessoas, é necessário engajá-las nesse mesmo objetivo, para não sobrecarregar nenhuma das partes.

Quer saber por onde começar? A seguir, saiba como planejar as rotinas de limpeza.

Identifique as tarefas de limpeza em cada cômodo da casa

O primeiro passo para colocar a mão na massa é saber o que você precisa fazer. Portanto, vasculhe cada cômodo da casa para identificar as demandas. Para ajudar, anote em um papel ou em um bloco de notas cada tarefa que precisa ser feita.

Até esse momento, você não precisa fazer nada com essas demandas em aberto. Apenas precisa saber que elas existem para planejar a execução.

Distribua as tarefas entre os membros da família

Após identificar tudo o que precisa ser realizado, organizando as etapas por cômodo, é hora de delegar as tarefas. Afinal, não é justo que só uma pessoa da casa faça tudo quando há mais gente disponível para ajudar.

Com a lista de tarefas em mãos, faça uma curta reunião para distribuir as demandas. Nesse momento, é essencial conversar sobre a disponibilidade de tempo de cada um e o que cada pessoa pode ou não fazer.

Além disso, se todos estiverem ocupados, considere a ajuda de alguma pessoa de fora, como a contratação de serviços de limpeza, para realizar uma faxina geral.

No entanto, ainda assim, administre as tarefas simples de manutenção da limpeza entre os moradores para que os cômodos não fiquem desorganizados rapidamente.

Crie um cronograma pessoal

Após estabelecer sua demanda, é hora de distribuir as tarefas conforme a disponibilidade do seu dia. Por isso, crie um cronograma, mesmo que com apenas poucos minutos diários para fazer alguns ajustes no que for necessário em casa.

Para ajudar, é possível fazer uma tabela e imprimir, deixando em algum lugar visível, como na geladeira ou em algum cômodo que você frequente bastante. Assim, sempre que passar por lá, lembrará das tarefas.

Outra dica, principalmente para quem precisa de uma motivação a mais no dia a dia, é fazer um checklist. Dessa forma, sempre que terminar alguma atividade, é só marcar um “x” e sentir o prazer de finalizar uma demanda.

Estabeleça uma frequência adequada para cada tarefa

Quando o assunto é cuidar da casa, existem algumas tarefas que precisam ser feitas com mais frequência e outras que o intervalo de repetição pode ser maior. Gerenciá-las na sua rotina também facilitará a organização.

Por exemplo, quem tem o hábito de cozinhar bastante, provavelmente, terá que limpar o fogão mais vezes na semana que uma pessoa que come fora na maior parte dos dias.

Por isso, ainda que você se inspire em cronogramas de limpeza prontos, personalize-os até que se adapte às demandas que o seu lar apresenta. Assim, é possível evitar até mesmo repetições desnecessárias de algumas tarefas.

Como dividir a rotina de limpeza e organização?

Tem dúvidas de como distribuir todas as tarefas no seu tempo livre? Para ajudar, inspire-se nas dicas a seguir para dividir rotinas de limpeza e organização em diferentes intervalos.

Limpeza diária

Existem aquelas atividades que se você faz um dia e, no dia seguinte, verá que precisa de uma nova limpeza ou organização. São elas que devem fazer parte do seu cronograma diário.

Lavar louças, limpar superfícies e recolher os objetos espalhados pelo cômodo são exemplos disso. Retirar o lixo da cozinha e do banheiro também é um tipo de tarefa que se repete com frequência ao longo da semana.

Limpeza semanal

Já as tarefas que podem esperar sete dias para repetirem entram na lista de afazeres semanais. Esse é o caso de:

  • aspirar os tapetes;
  • lavar o banheiro;
  • limpar espelhos e janelas;
  • passar pano no chão.

A lavagem de roupas, a depender da quantidade de pessoas que moram na casa e do acúmulo de peças no cesto, também pode ser semanal. Isso vale também para as trocas de roupas de cama e toalhas.

Limpeza mensal

Ao mesmo tempo, existem algumas atividades que não precisam ser feitas com tanta frequência, mas que ainda devem ser cumpridas. Nesse caso, é possível se organizar para realizar as tarefas em um intervalo de aproximadamente 30 dias.

Limpar os eletrodomésticos, lavar as cortinas e higienizar os estofados são bons exemplos de obrigações mensais.

Outra atividade que você pode deixar para fazer uma vez por mês é a organização dos armários, tirando tudo do lugar, limpando as prateleiras e reorganizando os objetos.

Limpeza anual

Sempre que começa o ano, as pessoas se sentem mais animadas para começar um novo ciclo. Isso pode envolver as rotinas de limpeza e organização, com ações como:

 

  • descartar objetos que não usam mais;
  • renovar a pintura da casa;
  • mudar a decoração de um cômodo;
  • verificar itens que precisam de consertos.

 

Apesar de não serem atividades de limpeza, são tarefas que ajudam na organização e que podem ter intervalos ainda maiores, como de doze meses.

Por isso, ao menos uma vez ao ano, dê uma olhada nos seus livros, roupas, sapatos e móveis para identificar o que não usa mais. Ao reuni-los, você pode doar ou destiná-los à reciclagem.

Assim, é possível criar um ciclo de vida útil para os produtos e evitar o acúmulo de peças nos armários, facilitando a manutenção da casa.

Portanto, criar rotinas de limpeza não precisa ser um processo tão trabalhoso. Pouco a pouco, é possível deixar a casa organizada, sem a necessidade de se sobrecarregar com todas as tarefas domésticas de uma só vez.

Para isso, basta se planejar e ter uma visão estratégica para manter a limpeza e a organização em dia, deixando o seu lar cada vez mais confortável.

Quer saber onde encontrar produtos de limpeza de qualidade para incluir na sua nova rotina? Visite o site da Santa Maria e confira tudo o que você precisa!

 

Compartilhe nosso conteúdo