Como passar roupa rápido e com praticidade? Descubra aqui!

Utilidade | 10-05-2023 | 3 minutos de leitura

Passar roupa é uma tarefa bastante trabalhosa que exige um tempo considerável. Caso tenha roupas sociais ou delicadas, o processo pode exigir ainda mais. Para conseguir realizar a atividade sem prejudicar a sua rotina, é preciso conferir dicas sobre o assunto.

Afinal, existem medidas que podem otimizar o processo, facilitando o seu dia a dia. A seguir, descubra os erros mais comuns que você deve evitar e as principais dicas sobre como passar roupa!

Erros que devem ser evitados ao passar roupa

Primeiro, vale conferir alguns erros que devem ser evitados ao passar roupas. Isso é importante para evitar danos às peças e não gerar trabalhos desnecessários. Confira os principais:

  • uso da temperatura incorreta, que pode dificultar a tarefa ou queimar a peça;
  • não usar água suficiente no ferro para gerar vapor;
  • não ler as etiquetas para verificar os cuidados necessários no processo;
  • utilizar uma tábua instável ou desgastada;
  • utilizar um ferro de má qualidade;
  • passar peças que não exigem esse cuidado, aumentando o trabalho desnecessariamente.

Dicas rápidas para passar roupa

Agora, vale conferir algumas dicas que vão facilitar o momento de passar roupas. Acompanhe!

Adote cuidados no processo de lavagem

A primeira dica é ter cuidados desde a lavagem das roupas. Ao usar a máquina, por exemplo, respeite a capacidade do equipamento. O excesso de roupas pode danificar as peças e fazer com que elas saiam ainda mais amassadas.

Depois, antes de estender, sacuda as peças com força para esticar o tecido. Também é possível usar cabides nesse momento. Ao recolher, dobre tudo: ainda que tenha pressa, não amontoe ou amasse. Tudo isso ajudará a deixar as peças mais lisas, facilitando o momento de passar roupa.

Separe as roupas conforme o tecido

Antes de começar a tarefa, separe as roupas conforme o tipo de tecido. Lembre-se de que cada um deles pode exigir cuidados específicos em relação à temperatura, então isso ajudará a manter o ferro sempre adequado.

Além de facilitar a tarefa, há menos riscos de danificar peças. Depois, vá passando para as roupas que exigem temperaturas mais elevadas, como aquelas com tecidos mais grossos, toalhas etc.

Comece pelas peças mais delicadas

Ao começar a passar as roupas, inicie pelas peças mais delicadas e com tecidos mais finos. Como elas exigem uma temperatura mais baixa, o ferro estará pronto mais rapidamente. Além disso, elas ficarão menos tempo na pilha de roupas dobradas, evitando que os amassados piorem.

Utilize um borrifador

Borrifas as peças para deixá-las úmidas ajuda a tirar mais facilmente as marcas e amassados. Muitos ferros trazem essa função, mas é mais interessante ter um borrifador separado.

Assim, você evita consumir a água do ferro, necessária para o vapor, evitando tantas reposições. Ademais, com o borrifador fica mais fácil direcionar a água para os locais desejados, facilitando a tarefa.

Utilize produtos específicos para esse momento

Existem sprays amaciantes desenvolvidos para o momento de passar roupas. Eles ajudam a amolecer as fibras de tecido, fazendo com que a tarefa seja ainda mais fácil. Porém, sempre verifique o modo de uso para garantir que ele será adequado para as suas peças.

Como passar roupa amassada, delicada e social

Por fim, vale conferir algumas dicas adicionais para lidar com roupas muito amassadas, delicadas ou sociais. Veja só:

  • roupas muito amassadas: deixe a peça mais úmida com o borrifador antes de começar a passar. Isso ajudará a remover as marcas com mais facilidade;
  • peças delicadas: aqui, a dica é usar a temperatura mais baixa e, dependendo do tecido, usar um pano entre o ferro e a roupa. Ele pode ser úmido, ajudando a desamassar e evitando danos ao tecido da roupa;
  • roupas sociais: o ideal é começar pelo forro, quando houver, para depois passar a parte externa. Tenha atenção também aos vindos e pendure a roupa logo após terminar a tarefa. Para evitar que ela amasse, espere ela esfriar antes de colocá-la no armário.

Com as informações deste post sobre como passar roupa, você perceberá que a tarefa se torna muito mais simples. Portanto, aplique as nossas dicas e conte com bons produtos desde a lavagem das peças para garantir resultados melhores.

Curtiu essas dicas? Aproveite e mostre elas para mais pessoas: compartilhe o conteúdo nas redes sociais!

Compartilhe nosso conteúdo