Limpeza de quintal: por onde começar?

Limpeza | 10-05-2023 | 6 minutos de leitura

Aquela sensação de dever cumprido ao ver a casa limpa renova o ânimo de qualquer pessoa, não é mesmo? Saiba que, por isso, caprichar na faxina faz toda a diferença na rotina, e isso envolve também a limpeza de quintal.

Muitas pessoas têm dúvidas de como manter essa área limpa, tendo em vista que é um espaço com bastante contato com o ambiente externo. A boa notícia é que existem ótimos truques para garantir a higiene do seu quintal e manter a casa toda com cheirinho de limpeza.

Neste post, saiba por onde começar com a limpeza dessa área e veja ótimas dicas para cuidar bem da sua casa!

A importância de manter o quintal limpo

Manter o quintal limpo é sinônimo de ter uma casa mais organizada. Afinal, toda a sujeira do lado de fora pode entrar conforme a movimentação das pessoas no dia a dia.

Sendo assim, se o seu objetivo é manter a casa em ordem, é sempre uma boa ideia começar pelo lado de fora, para garantir que nenhuma sujeira atrapalhe a sua faxina na parte interna.

Vale a pena lembrar também que, geralmente, é no quintal que animais peçonhentos, como lacraias, aranhas e escorpiões, podem ficar. Por isso, quanto mais você manter a limpeza do ambiente, menos chances de ter esses riscos em casa.

Tipos de quintais

Quando o assunto é limpar toda a casa, é importante pensar no tipo de área externa que você tem. Afinal, existem diferentes quintais e cada um apresenta um conjunto de cuidados.

Por exemplo, um quintal com grama, horta e terra requer uma atenção extra e proteção para manter tudo em ordem. Aparar a grama, colocar pedrinhas para fazer o caminho até a porta de casa e usar redes ou grades para dividir o espaço pode ajudar bastante.

Já se o seu quintal tem piso, os cuidados são outros. Lavar o ambiente e, principalmente, o rejunte fará toda a diferença para garantir uma casa livre de sujeiras ou qualquer coisa que impacte a beleza e a organização do espaço.

Como começar a limpeza de quintal com praticidade

Saiba que existem alguns truques que muitas pessoas esquecem e, por isso, a limpeza do quintal se torna mais trabalhosa e não dura muito tempo. A boa notícia é que trouxemos uma série de dicas para caprichar na faxina na área externa, com toda a praticidade e tranquilidade que você merece. Veja só!

Comece pelas calhas

Já parou para pensar no que faz com que o seu quintal fique sujo? Então, observe como fica a área externa após uma chuva. Se o espaço, que estava limpo, torna-se repleto de sujeira e lodo após chover, esse é um sinal de que as calhas merecem atenção.

Como essas estruturas retém boa parte da água e das sujeiras do ambiente externo, quando chove, é comum que tudo isso escorra para o quintal. É por isso que muitas pessoas não conseguem se livrar do aspecto sujo da área externa depois de um período de chuvas.

Remover a sujeira da calha com uma luva faz toda a diferença na organização do espaço. Depois disso, se tiver uma mangueira de alta pressão, passe pelos canos até que fiquem visivelmente limpos.

Lave o muro

Além das calhas, muitas sujeiras se acumulam no muro, principalmente próximo ao rodapé. Por isso, limpar essa área também ajudará a manter o seu quintal organizado após a limpeza.

Se você tiver uma mangueira de alta pressão, aplique nas áreas com camadas mais grossas de sujeira do muro. Experimente fazer esse processo com frequência para evitar que se acumulem resíduos ao longo do tempo.

Limpe todos os móveis da área externa

Após a limpeza das calhas e do muro, seu quintal provavelmente ficará uma bagunça. Mas antes de começar a lavá-lo, lembre-se de limpar cada móvel ou item que fica na parte externa da casa. Assim, você evita sujar o quintal novamente quando for limpá-los.

Produtos multiuso são ótimos para limpar superfícies e deixar um cheiro agradável nas mesas, cadeiras e qualquer outro objeto que fique na área externa. Com isso, todos os itens ficam brilhantes e organizados para o uso.

Espere o quintal secar

Antes de jogar água no quintal, espere que esteja seco para varrer. Assim, você consegue tirar toda a sujeira mais grossa e facilitar a limpeza mais detalhada. Folhas, galhos, embalagens: tudo isso pode ser removido com uma vassoura e uma pá de lixo com facilidade.

Lave o quintal

O próximo passo é usar dar início à lavagem. Muita gente adora essa parte, por ser possível se divertir com a água, principalmente em dias de sol.

No entanto, para evitar o desperdício, reaproveite a água que sai da lavadora de roupas. Além de já deixar o ambiente com cheirinho de amaciante, essa água é limpa e pode ser misturada com sabão e água sanitária para deixar o quintal livre de impurezas.

Use uma vassoura de cerdas grossas para esfregar o chão e uma escova para as regiões pequenas e mais trabalhosas. Lembre-se de usar luvas para evitar o contato direto com os produtos de limpeza. Após esfregar, aguarde cerca de 10 minutos para os produtos fazerem efeito.

Passado esse tempo, é hora de enxaguar e remover o excesso de água com um rodo. Se o dia estiver quente, é só deixar que o quintal se seque sozinho antes de organizar o ambiente do jeitinho que você gosta.

Decore o quintal

Com o quintal limpo e seco, chega o momento de se divertir ao organizá-lo e decorá-lo. Aproveite também para proteger os ralos com uma tela fina. Assim, a água consegue escorrer livremente, mas nenhum inseto ou aracnídeo passa facilmente.

Ao longo do dia a dia, é só varrer o quintal com frequência e reaproveitar a água da máquina de lavar roupas nos dias que quiser fazer uma faxina mais pesada. Com esses passos, você vai ver como é fácil manter a área externa limpa e organizada.

Produtos para limpeza de quintal

São vários os produtos que você pode usar para garantir a limpeza de quintal. O ideal é escolher os aromas que você gosta para deixar uma sensação mais agradável no final da faxina.

No geral, os produtos que não podem faltar para limpar o quintal são:

Como escolher os melhores produtos

Para escolher os melhores produtos, além de observar os cheiros, sempre conte com marcas confiáveis e que se comprometem com o bem-estar dos consumidores. Com isso, você garante que está levando itens de qualidade para dentro de casa e que vão ajudar no seu dia a dia.

Nunca deixe de observar também se os produtos contam com selos de segurança. Isso vai ajudar a se proteger na hora de utilizá-los na limpeza e evitar alguma contaminação ou dano na sua casa.

Viu só como a limpeza de quintal não é um processo tão difícil assim? Agora, quando você notar que a área externa está precisando de cuidados, já sabe o que fazer para garantir que a sua casa inteira fique limpa do jeito que você gosta.

O que achou das nossas dicas? Se gostou, acompanhe os nossos perfis no Instagram, LinkedIn e Facebook para ver muito mais!

Compartilhe nosso conteúdo