Limpeza de eletrodomésticos: dicas para manter aparelhos limpos e funcionando adequadamente

Utilidade | 11-08-2023 | 6 minutos de leitura

A higienização e limpeza de eletrodomésticos é uma tarefa essencial em qualquer residência e contribui para manter o bom funcionamento dos aparelhos. Consiste em um cuidado que evita a proliferação de microrganismos e eleva a vida útil.

Como são essenciais para a praticidade no dia a dia, manter uma rotina de limpeza dos eletrodomésticos proporciona grandes benefícios. Além de evitar prejuízos e gastos desnecessários, garante o funcionamento adequado sempre que precisar.

Embora pareça uma atividade simples, é imprescindível adotar técnicas específicas para cada aparelho e foi por isso que desenvolvemos este post! Continue lendo e veja dicas para fazer a limpeza de eletrodomésticos e mantê-los sempre bem cuidados!

Por que é importante fazer a limpeza de eletrodomésticos?

Os eletrodomésticos são grandes aliados de toda residência e proporcionam praticidade para diversas atividades. Cada vez mais tecnológicos, os aparelhos são responsáveis por otimizar o dia a dia, desde a limpeza até o preparo das refeições.

Garantir que todos os eletrodomésticos permaneçam bem cuidados é crucial para preservar a vida útil e o desempenho em cada finalidade. Dessa forma, é um aspecto relevante para manter a casa limpa, organizada e favorável ao bem-estar.

Além disso, a limpeza periódica dos eletrodomésticos ajuda a eliminar o acúmulo de bactérias e fungos, que trazem riscos a toda a família. Portanto, é um assunto que merece toda a atenção e contribui para ter um lar ainda mais aconchegante e agradável.

Como fazer a limpeza de eletrodomésticos corretamente?

Limpar a casa é uma tarefa comum para qualquer pessoa e já faz parte da rotina semanal, mesmo para quem tem uma vida acelerada. Nesse aspecto, a limpeza dos eletrodomésticos é uma atividade que também merece toda a atenção.

Cada tipo de aparelho deve ser higienizado com técnicas específicas para evitar danos e comprometer o funcionamento. O uso de produtos e formas de limpeza devem ser estabelecidos com cuidado e seguindo as orientações do fabricante.

Para ajudar você nessa atividade, veja a seguir algumas dicas para fazer a limpeza de cada eletrodoméstico na sua casa!

Geladeira

A geladeira é um importante eletrodoméstico e sua limpeza é essencial, especialmente por armazenar os alimentos. Para a parte interna, utilize um pano limpo, mistura de água e bicarbonato ou multiuso para remover sujeiras e odores.

Já na parte externa, você pode limpar com um pano úmido e um limpador de uso geral, passando o aspirador de pó na parte de trás. O ideal é que a limpeza interna da geladeira aconteça ao menos uma vez por mês para mantê-la sempre higienizada.

Forno e fogão

O fogão também exige cuidados devido ao uso constante. Para começar, remova todas as partes desmontáveis e coloque de molho para lavar com detergente posteriormente, enquanto isso, limpe todo o fogão com um pano e um multiuso.

Após limpar e lavar os queimadores e grades, coloque as peças novamente e limpe o forno, com um pano e detergente neutro. A limpeza completa do fogão e forno pode acontecer uma vez ao mês, porém, a básica deve ser diária.

Airfryer

A airfryer é uma das grandes inovações dos eletrodomésticos e contribui para ter refeições práticas e saudáveis. No entanto, a limpeza deve acontecer logo após o uso e pode ser um pouco mais intensa dependendo do que foi preparado.

Para começar, retire o cesto e remova todos os resíduos que se acumularem, encaixe novamente e jogue água quente com algumas gotas de detergente neutro. Feito isso, elimine a água, limpe com uma esponja macia e deixe secar.

Máquina de lavar roupas

A limpeza da máquina de lavar quase sempre é negligenciada, mas é algo que precisa ser feito caso a máquina não tenha a função de autolimpeza. Realizar a higienização indispensável para remover bactérias que podem passar para as roupas.

O primeiro passo para limpar sua máquina é inserir vinagre branco no compartimento para sabão e acionar o ciclo de água quente para remover bactérias. Não se esqueça de limpar frequentemente o filtro da máquina e retirar todos os resíduos.

Micro-ondas

A limpeza do micro-ondas também deve acontecer todas as semanas, pois quanto mais tempo ficar sem limpar mais difícil será para remover sujeiras. Para a higienização básica, basta utilizar um pano umedecido e detergente neutro.

No caso de maior acúmulo de gorduras, utilize um limpador multiuso e depois passe um pano úmido com detergente neutro. Na parte de fora, utilize apenas um pano úmido ou um multiuso, seguindo as orientações do fabricante.

Sanduicheira e Liquidificador

A sanduicheira é um dos eletrodomésticos mais fáceis de limpar e você deve realizar o processo sempre após o uso. Quando ela estiver fria, passe um pano para remover resíduos e depois limpe com a parte macia da esponja e seque com um pano limpo.

A limpeza do liquidificador é comum após o uso e deve ser feita com água corrente, sabão neutro e uma esponja. No entanto, se o seu copo permite a remoção da hélice, sempre a retire e lave com uma escova de dentes, para alcançar e limpar todos os cantos.

Televisão e aparelhos eletrônicos

Para a limpeza da TV, o ideal é utilizar apenas uma flanela seca para retirar a poeira acumulada e um algodão úmido para retirar as marcas na tela. Nesse caso, evite qualquer tipo de produto químico e água para não danificar o seu aparelho.

Nos demais eletrônicos, como som, videogame, DVD e outros, adote a mesma técnica de limpeza, ou seja, apenas um pano levemente úmido e um seco. Esses eletrodomésticos acabam sujando menos, por isso o mais comum é apenas remover a poeira.

Quais os demais cuidados com a limpeza de superfícies?

Seja durante a faxina ou organização básica da casa, é imprescindível ter cuidado com a limpeza das superfícies. Alguns equipamentos são mais sensíveis e podem deteriorar caso sejam limpos da forma errada, comprometendo a vida útil.

Nesse contexto, você precisa ter cuidado ao limpar os seus móveis e eletrodomésticos para evitar danos à aparência e funcionalidade. Não cometer erros na limpeza será crucial para elevar o brilho e a beleza da sua casa, transmitindo uma sensação de bem-estar.

Diante disso, os principais cuidados que você deve tomar para a limpeza de superfícies são:

  • utilize produtos de limpeza adequados para cada material;
  • use produtos de limpeza de qualidade;
  • não deixe a sujeira acumular na superfície dos eletrodomésticos;
  • atente-se às orientações dos fabricantes;
  • utilize luvas para sua segurança;
  • tenha panos limpos e esponjas para a limpeza;
  • não use produtos agressivos ou concentrados;
  • retire o eletrodoméstico da tomada para fazer a limpeza.

Lembre-se que a limpeza de eletrodomésticos e superfícies deve ser realizada frequentemente para manter bons resultados. Inclusive, para preservar os seus aparelhos e garantir que estejam livres de contaminações e riscos.

Por essa razão, a melhor estratégia é criar um cronograma para limpar a casa sem comprometer sua rotina de compromissos. Com organização e disciplina, será possível garantir que o seu lar esteja limpo, bem cuidado e com muita qualidade.

Você pode notar que a limpeza de eletrodomésticos exige cuidados especiais para preservar os aparelhos higienizados e em boas condições. Sendo assim, não deixe de criar um cronograma de limpeza individualizado e cuidar de todos os seus itens.

Gostou do post? Viu como é simples fazer a limpeza de eletrodomésticos? Se deseja continuar lendo conteúdos e novidades sobre diversos assuntos, siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Compartilhe nosso conteúdo