Como lavar a louça de um jeito simples e rápido

Utilidade | 25-08-2023 | 3 minutos de leitura

Com rotinas cada vez mais corridas, saber lavar a louça de forma eficaz faz toda a diferença para manter a casa em ordem todo dia. Isso vale tanto para quem detesta a tarefa, quanto para quem gosta de curtir o momento e espairecer.

 

Com os afazeres do cotidiano, quem nunca deixou louça na pia e focou em outra atividade? O problema é quando, ao fim do dia, a pia está cheia e não tem como fugir. 

 

Qualquer estratégia para tornar o trabalho menos cansativo é bem-vinda. A boa notícia é que nosso conteúdo tem dicas de como lavar a louça rápido e ganhar tempo com a família. Continue a leitura!

Jogue fora resto de comida

Para começar, deixe um saco de lixo por perto para limpar os restos de comida que ficaram nos pratos e potes. Com isso, a louça fica organizada e fácil de limpar, além de ser uma ótima estratégia para diminuir o lixinho do ralo que ninguém gosta.

 

Jogar fora os restos de comida pode ser um gatilho mental para se preparar para lavar as louças. Se preferir, coloque uma música para deixar o momento animado e melhorar a motivação.

Organize a louça

Por falar em se motivar, ver a louça organizada ajudará bastante no processo. Por isso, o que acha de agrupar prato com prato, talher com talher e deixar os itens separados?

 

Ao olhar as louças categorizadas por tipo, dá para sentir que o trabalho vai ser mais rápido e fácil. Além disso, é prático separar a tarefa por etapas, principalmente quando se tem preguiça de começar.

Comece pelo menos sujo

Para não desanimar logo de início, experimente começar pelas louças menos sujas, como os copos e pratos. São os mais recomendados para iniciar a tarefa.

 

Assim, você vai do menos sujo para o mais sujo, como as panelas e peças engorduradas. Quando perceber, a pia estará limpa e o trabalho concluído com sucesso.

Deixe a louça mais suja de molho

Para diminuir o esforço de lavar a louça e fazer com que o processo se torne prático, a dica é deixar as peças mais sujas de molho.

 

Para isso, coloque um pouco de detergente e água nos pratos e recipientes, após separar as categorias para lavar, e deixe de molho enquanto você limpa as peças menos sujas. Assim, quando chegar a parte das louças complicadas, você verá que não precisa esfregar para sair a sujeira.

 

Para os itens engordurados, experimente utilizar água quente. A temperatura alta ajuda a derreter o óleo e o detergente completa o trabalho, soltando-o da peça. Com isso, só de passar a esponja, tudo fica limpo com facilidade.

Siga uma ordem de lavagem

Complementando a dica de começar pelo menos sujo, ao seguir uma ordem de lavagem, você sentirá que o trabalho está progredindo de forma eficaz. Com as peças separadas desde o começo, é possível agilizar o processo.

 

Ir das colheres para os pratos, e em seguida, para os copos e os potes, por exemplo, faz com que o trabalho se torne automático e você nem sinta o tempo passar. 

 

Para isso, escolha a ordem que gosta ou que achar mais fácil, evitando pensar muito na hora de começar a lavar a louça.

Após lavar a louça, limpe a pia no final

Para ter a sensação de missão cumprida, não se esqueça de lavar a pia após finalizar a louça. Assim, a cozinha fica mais limpa.

 

Com algumas dicas de como lavar a louça rápido, você percebe que até as tarefas domésticas mais chatas podem se tornar momentos divertidos e simplificados.

 

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe nas redes sociais para que seus amigos aprendam a lavar a louça de forma eficiente e descomplicada!

Compartilhe nosso conteúdo