Faxina na cozinha: descubra os segredos para facilitar sua limpeza

Limpeza | 11-05-2023 | 6 minutos de leitura

Só de pensar em fazer faxina na cozinha já bate aquele desânimo? Esse é um dos cômodos que mais merecem atenção quando o assunto é limpeza, mas também é um dos mais trabalhosos de limpar.

A boa notícia é que com alguns truques, é possível facilitar todo o trabalho. Tendo em vista que esse é o espaço em que preparamos e realizamos as refeições diárias, nada melhor do que dar uma atenção especial para a higiene e organização.

Neste post, confira as nossas dicas para caprichar na faxina na cozinha com muito menos trabalho!

Comece a faxina na cozinha pela louça

Por que não começar pelo mais fácil? Dar o primeiro passo, guardando as louças que já estão limpas e lavando a pia vai dar aquele gás para continuar a faxina. Além de aquecer, você já começa a ter uma noção do estado da sua cozinha no geral.

Inclusive, criar o hábito de deixar a louça limpa ao final do dia e, pela manhã, apenas guardar o que está seco é uma boa ideia. Com isso, você evita pilhas de louças para lavar e mantém o cômodo mais arrumado ao longo da rotina.

Mantenha a pia sempre seca

Por falar em lavar e guardar a louça, não se esqueça também de secar a pia. Ter um rodinho para isso faz toda a diferença. Assim, você não deixa água parada, evitando um fator para a proliferação de microrganismos e sujeira.

Realize a limpeza das bancadas

Com a pia organizada, é hora de olhar para os outros móveis e utensílios da cozinha. A bancada, assim como a pia, costuma ser uma das partes mais fáceis de limpar, principalmente se não estiver com muita sujeira acumulada.

Um pano com limpador multiuso, por exemplo, pode garantir a limpeza da superfície. Caso queira reforçar, use álcool 70% líquido ou em gel para eliminar os germes que estavam presentes na sua bancada.

Retire a gordura dos armários

Partindo para a próxima fase, pegue um pano macio e aplique uma mistura de água morna com detergente. Com movimentos circulares, passe por todos os seus armários da cozinha.

Como esse é o cômodo em que a família inteira prepara as refeições, é comum que os móveis ao redor do fogão acumulem gordura. Isso vale também para a própria cera da mão que se acumula com o contato frequente.

Por isso, essa mistura ajuda a garantir a limpeza desses armários. Para finalizar, passe um pano úmido e, por fim, um pano seco.

Limpe a geladeira

Depois de cuidar da parte mais externa da sua cozinha, chega o momento de dar atenção para os detalhes. Limpar a geladeira é uma etapa importante para garantir uma boa faxina na cozinha e, inclusive, planejar as compras do mercado.

Para isso, observe a data de validade de todos os produtos da geladeira e descarte aquilo que não vale mais para o consumo. Em seguida, remova as grades e prateleiras para lavar com água e sabão.

Na parte interna da geladeira, aproveite a mistura de detergente com água morna e aplique com um pano. Depois de terminar, use novamente um pano úmido e outro seco. Esse mesmo processo pode ser repetido no exterior do eletrodoméstico.

Por fim, é só devolver as prateleiras para o lugar e organizar a comida. Só tenha o cuidado de não usar produtos abrasivos na geladeira para evitar a contaminação dos alimentos e o desgaste do eletrodoméstico.

Use detergente e desengordurante para o fogão

O fogão também merece uma atenção extra e, na maioria das vezes, um produto a mais que o detergente. Para evitar esfregar demais as peças e arranhá-las, vale a pena usar um desengordurante para soltar rapidamente os resquícios de comida que ficam na parte de cima do eletrodoméstico.

Depois da limpeza da camada mais grossa de sujeira e da remoção do desengordurante, com o lado amarelo da esponja, aplique o detergente para reforçar a limpeza. Em seguida, use um pano de pia úmido para remover o sabão e um pano de prato seco para finalizar.

As grades e a boca do fogão podem ser lavadas com água morna e sabão. Se não quiser ou não puder usar esponja de aço para não desgastar o material, aplique um pouco de desengordurante nessas peças para facilitar todo o trabalho.

Não esqueça o micro-ondas e outros eletrodomésticos de uso diário

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos que as pessoas mais se esquecem de limpar. No entanto, ao longo do uso, é também um dos pontos que mais acumula sujeira em casa.

É por isso que vale a pena dedicar um tempo a mais para limpar o micro-ondas. Para fazer a limpeza da parte interna, pegue um pote de vidro e encha com água e vinagre. Em seguida, ligue o aparelho em 5 minutos com potência máxima.

Depois desse tempo, aguarde cerca de 3 minutos com a mistura dentro do micro-ondas. Passando esse período, pegue algumas folhas de papel toalha e passe em todo o interior do eletrodoméstico para remover a sujeira.

Esse é um processo que evita o desgaste do material e não requer que você esfregue nenhuma superfície. Até as camadas mais grossas de sujeira amolecem após esse aquecimento e saem facilmente com o papel.

Depois disso, é só passar um pouco de água morna com detergente na parte externa do aparelho, seguida de um pano úmido e um seco, como feito na geladeira e no fogão. Isso vale também para os outros eletrodomésticos.

Troque o lixo diariamente

Da mesma forma que guardar a louça e secar a pia vai ajudar a manter a cozinha organizada, tirar o lixo diariamente também vai evitar o acúmulo de sujeira e, inclusive, do cheiro ruim que pode ficar no cômodo.

Esse é um cuidado que ajuda também a evitar a presença de insetos, como baratas, ratos e moscas. Ou seja, é um passo essencial para cuidar da higiene da casa e da saúde de todos os que moram no espaço.

Para facilitar a troca diária do lixo, use sacos reforçados. Assim, não há o perigo da sacola rasgar enquanto você a retira do cesto, prevenindo uma sujeira ainda maior na sua cozinha.

Deixe o piso por último

Com todos os móveis, eletrodomésticos e demais utensílios da cozinha limpos, você já pode finalizar com a limpeza do piso. É interessante deixar essa parte por último para não ter a necessidade de repetir o trabalho, pois o chão pode se sujar novamente ao longo da faxina.

Para limpar o piso, é sempre importante observar o estado do espaço. Se o chão estiver muito escorregadio ou gorduroso, o ideal é lavar essa área para evitar escorregões e acidentes domésticos.

Por outro lado, se a limpeza do piso estiver em dia, basta varrer para tirar o pó e a sujeira superficial. Em seguida, é só finalizar com um pouco de desinfetante e passar um pano.

Viu só como a faxina na cozinha não precisa ser algo desgastante? Ao manter esses cuidados no dia a dia, você vai ver como essa limpeza vai se tornar cada vez mais prática. Assim, é possível limpar tudo mais rápido e aproveitar melhor o seu tempo livre para relaxar com a casa perfumada.

Portanto, gostou das dicas? Então, acompanhe os nossos perfis no Instagram, Facebook e LinkedIn para ver muito mais conteúdos interessantes sobre limpeza e organização de casa!

Compartilhe nosso conteúdo