Esponja de banho: 3 cuidados que você deve ter

Higiene e beleza | 11-05-2023 | 4 minutos de leitura

A esponja de banho é um dos acessórios importantes do banheiro, pois ajuda a garantir uma boa higiene no dia a dia. Por eliminar as células mortas por meio do atrito, ajuda na esfoliação e deixa a pele lisinha.

Além disso, quem não gosta de ter um momento relaxante e revigorante durante o banho? A esponja pode colaborar muito para isso, estimulando a circulação sanguínea das costas, pescoço e áreas que acumulam tensão no dia a dia.

É por ser tão importante para a sua vida que a esponja de banho merece atenção. Neste post, confira os 3 principais cuidados para se ter com esse acessório!

Quais os tipos de esponja de banho?

Para começar, qual é o tipo de esponja que você usa no dia a dia? Existem diferentes modelos, formatos, cores, espessuras e materiais, como:

  • bucha vegetal — mais abrasiva, ajuda na esfoliação intensa, principalmente de áreas ásperas, e na estimulação da circulação sanguínea;
  • esponja marinha — outra opção natural, vinda de fibras de um animal chamado espongina, porém, mais macia que a esponja vegetal;
  • esponja de espuma — com textura mais suave, faz uma esfoliação leve e pode ser usada em áreas mais delicadas;
  • esponja de tecido — de textura ainda mais leve, é a mais indicada para peles sensíveis;
  • esponja de nylon — opção sintética, que combina com sabonetes líquidos ou em gel, pois absorve bem o produto e ajuda a espalhá-lo.

Como escolher o tipo de esponja certo para você?

O ideal é escolher as características que mais combinam com as necessidades da sua pele. Desse modo, se você tem muita sensibilidade e percebe que a pele fica irritada com atrito, é indicado preferir as esponjas de texturas macias.

Isso não impede de aproveitar os outros modelos para a higiene de áreas menos delicadas, como pés e costas. Assim, você aproveita os benefícios dos diferentes tipos de esponja de banho e tem uma maior sensação de limpeza.

Quando trocar a esponja de banho?

Independentemente do modelo escolhido, saiba que a esponja de banho precisa ser trocada com frequência. O recomendado é não utilizar a mesma peça por mais de 1 mês.

No entanto, a depender da quantidade de uso e da conservação, pode ser necessário descartar o produto ainda antes, quando começar a apresentar características de degradação.

Quais cuidados devemos ter com a esponja de banho?

Para prolongar a vida útil da sua esponja de banho e prevenir problemas, vale a pena ter alguns cuidados essenciais com o produto. A seguir, confira 3 dicas de como preservar o seu acessório!

1. Guarde a esponja seca

Muitas pessoas não sabem disso, mas pendurar a esponja de banho molhada no banheiro não é uma boa ideia. Isso porque microrganismos, como fungos e bactérias, aproveitam a umidade da peça para se proliferar.

Desse modo, ao usar a esponja, você coloca a sua pele em contato com esses microrganismos que podem gerar infecções, alergias e vários outros problemas desagradáveis.

O ideal é deixar a esponja se secar naturalmente em um ambiente com boa circulação de ar. Se possível, você pode deixá-la ao sol até que não esteja mais úmida.

2. Higienize a esponja sempre

Para eliminar os microrganismos e sujeiras da superfície da esponja de banho, nada melhor que caprichar na higienização do produto. Uma opção é mergulhá-lo em uma mistura de 1 litro de água com 1 colher de cloro.

Depois disso, é só deixar agir por cerca de 5 minutos e enxaguar bem antes do uso. Assim, a esponja leva mais tempo para se degradar, justamente por não ter o acúmulo de bactérias e demais microrganismos.

3. Troque-a regularmente

Como visto, seguir as indicações de troca de esponja é fundamental. Mesmo que você não a utilize diariamente, é importante substituir a peça em até 1 mês. Isso evita também problemas de pele e mantém a higiene em dia.

Agora que você já sabe como cuidar da sua esponja de banho, não se esqueça de contar com marcas confiáveis para encontrar os produtos de limpeza e higiene para a sua rotina. A Santa Maria está há mais de 60 anos no mercado, fazendo parte dos lares de diversas famílias.

Quer saber mais sobre os produtos Santa Maria? Visite o nosso site e saiba com quem contar para caprichar na limpeza!

Compartilhe nosso conteúdo